-
Arquitetos: SOL architecture and urbanism
- Ano: 2022
-
Fotografias:Clément Guillaume
-
Fabricantes: Ezzari
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trappes é uma cidade suburbana francesa localizada próxima a Paris, com uma grande parte da população sofrendo com a pobreza e passando por grandes mudanças em seu ambiente construído. Para poder acomodar sua população em crescimento, a cidade iniciou a revitalização de suas instalações, incluindo escolas. O complexo Jean Macé é um ótimo exemplo de edifícios escolares franceses do final dos anos 60. A comissão da cidade incluiu a reabilitação térmica das fachadas, a reorganização de usos e fluxo, e duas extensões para acomodar novas salas de aula e um novo centro de lazer. Partindo desse ponto, nosso objetivo também foi aproveitar o potencial da escola e torná-la um prédio seguro e estimulante para crianças, com ênfase em materiais locais e de origem biológica e eficiência térmica.
Nossa metodologia inclui trabalhar em estreita colaboração com os usuários por meio de ações participativas, para que eles sejam a força motriz por trás dos projetos. Em Jean Macé, trabalhamos principalmente com crianças e seus professores para entender suas necessidades, mas também foram abordadas questões formais como cores e texturas.
Seguindo esse processo, criamos espaços acolhedores, alegres e sensíveis, atentos aos diferentes grupos etários que ocupam os espaços e suas necessidades. Nosso projeto inclui:
Volumes e tamanhos adequados para a fase de desenvolvimento das crianças. O espaço como terceiro professor: uma contribuição positiva para o processo de aprendizagem. Considerando a escala e a mobilidade das crianças, queríamos que os espaços e móveis oferecessem uma variedade de tamanhos e propósitos, por exemplo, incluímos nichos para criar intimidade dentro de ambientes amplos, projetamos depósitos que podem servir como área de estar e uma escada que é acolhedora e divertida o suficiente para oferecer mais do que um espaço funcional.
Uma abordagem frugal para edifícios. A reforma foi considerada uma oportunidade para ir além da reabilitação térmica da pele do prédio. Dado o orçamento restrito, aproveitamos a fase de diagnóstico para aproveitar ao máximo os prédios existentes, multiplicar os pontos de conexão com a extensão e remodelar a circulação para maior fluidez.
Pedagogia dos sentidos. Uma arquitetura propícia ao despertar dos sentidos com uma diversidade de materiais escolhidos, alguns dos quais são voluntariamente visíveis para despertar curiosidade em torno de construções e espaços.
De amigável para ecologicamente correto e acolhedor para os funcionários: uma abordagem respeitosa com o meio ambiente. As extensões são feitas de estruturas de madeira, com a integração de materiais de origem orgânica e a valorização do conhecimento artesanal; um esforço para ser respeitoso com o meio ambiente, bem como com a saúde dos trabalhadores e usuários. As estruturas das extensões são feitas em madeira, tanto paredes quanto pisos. Além disso, contam com isolamento máximo com lã de madeira, ventilação natural para o centro de lazer e instalação de protetores solares. Duas "paredes divertidas" com estrutura de madeira e preenchimento de tijolos de barro garantem usos relacionados à inércia do prédio. Os elementos arquitetônicos usam produtos minimamente processados, duráveis e produzidos nacionalmente, com poucas colas ou composições tóxicas e com uma implementação que valoriza o trabalho de instalação.